Campeão da American Premier Soccer League, o Boca Raton está selecionado para disputar a US Open Cup, o mais prestigiado torneio futebolístico dos Estados Unidos, iniciando-se para o clube do sul da Flórida em outubro, enquanto os outros companheiros da quarta divisão permanecem lutando pela vaga.
Como representante da quarta divisão, o Boca Raton dará o pontapé inicial na competição bem antes que alguns gigantes como Orlando City, LA Galaxy e Seattle Sounders, que estrearão bem mais à frente.
As duas primeiras fases de qualificação da US Cup, disputadas em Outubro e Novembro, levarão o Boca Raton – em caso de vitória – a aguardar os sorteios e ter a possibilidade de enfrentar clubes da USL, NASL ou até da saudosa MLS, na US Cup que inicia-se em janeiro.
“É simplesmente uma tremenda oportunidade disputar a US Cup. É um torneio de grandeza nacional, que levará o clube a uma exposição muito grande.” – Disse o treinador Marcelo Castillo.
“Nosso foco desde o início da temporada era alcançar a US Cup através da conquista da nossa liga. Nem todos que querem ou gostariam de disputar a US Cup já iniciam jogando-a, e nós conseguimos este feito.” Afirmou Douglas Heizer, proprietário do Boca.
Mais de 400 clubes americanos buscam se ingressar na US Cup, mas nem todos conseguem realizar este feito. Regras, critérios e algumas qualificações são essenciais para que um clube consiga ingressar-se numa das competições mais tradicionais do mundo. Embora nos Estados Unidos não encontremos a mesma longevidade de cultura e tradição futebolística como em outros países, a terra do Tio Sam pode gabar-se de que possui a terceira mais antiga competição nacional de futebol do planeta, iniciada em 1914 e viva até hoje, tendo edições disputadas todos os anos desde a primeira delas. O mais antigo torneio é a Copa da Inglaterra, fundada 40 anos antes.
Não é nada comum vermos clubes de divisões regionais batendo na porta de competições nas quais participam os gigantes do futebol estadunidense da MLS. Disputando a US Cup desde 1996, as equipes da Major League Soccer – que estreiam na competição apenas na quarta fase – obtiveram a hegemonia em praticamente todas as edições do torneio. A única exceção ocorreu em 1999, quando o Rochester Rhinos da A-League (segunda divisão), conquistou o triunfo.
Apesar do histórico mínimo de “zebras” de divisões inferiores obtendo sucesso na competição, a exposição dada a um clube pela mídia nacional só por estar disputando a US Cup é extremamente grandiosa para o sucesso e a visibilidade dos atletas e clubes que buscam progresso e maior visibilidade, difíceis de se obter em ligas regionais e inferiores com poucos recursos de mídia.
“Muitos dos nossos jogadores têm um desejo enorme de mostrar potencial e atuar nas divisões mais qualificadas.” disse Castillo. “Este torneio é uma janela para o futebol mundial e também é um veículo excepcional para pôr o Boca Raton em patamares nos quais ainda não o vimos.”
No dia 12 de setembro, Castillo e sua comissão irão analisar e tentar buscar novos talentos do futebol masculino para buscar reforços, visando a temporada seguinte, em 2016. Os jogadores interessados devem entrar em contato.
O teste será realizado às 8 da manhã no Boca Raton High School (The Shipyard), 1501 NW 15th Ct, Boca Raton, FL 33486, num dia de sábado. Para mais informações, clique aqui.
Leave a Reply